quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Amor

Escreveu certa vez Elizabeth Barret Browning (1806-1861), uma poetisa inglesa da época vitoriana, "Como te amo? Deixe-me contar as maneiras...,". Ela escrevia poemas contando sua propria historia de amor com o marido e tambem poeta Robert Browning. Um de seus poemas considerado um dos mais belos escrito por uma mulher em língua inglesa e traduzido por Manuel Bandeira é o que segue:

Amo-te quanto em largo, alto e profundo/Minh'alma alcança quando, transportada,/Sente, alongando os olhos deste mundo,/Os fins do Ser, a Graça entressonhada./Amo-te em cada dia, hora e segundo:/A luz do sol, na noite sossegada./E é tão pura a paixão de que me inundo/Quanto o pudor dos que não pedem nada./Amo-te com o doer das velhas penas;/Com sorrisos, com lágrimas de prece,/E a fé da minha infância, ingênua e forte./Amo-te até nas coisas mais pequenas./Por toda a vida. E, assim Deus o quisesse,/Ainda mais te amarei depois da morte.


Elizabeth soube escrever em poesias (e belas poesias) a intensidade do amor que brotava dentro de si. Ela escreveu e pessoas viveram e vivem um amor como esse. 'O amor bondoso e firme é uma benção, um núcleo sólido em nossa vida. Mas quando você cobre esse núcleo sólido com romance, bem, é como colocar a cereja em cima do bolo. O bolo pode ser muito seco e bastante básico. Mas um pouco de cobertura faz que ele passe de bom para ótimo, além de incrementar a experiência toda. Adicionar romance ao núvleo sólido de seu amor é algo que leva tempo. Também exige criatividade - ou uma belapesquisa no Google - , de modo que nenhum de nós tem realmente desculpa para não ser criativo.'

Fonte: Gary Capman

2 comentários:

  1. Uau! Amei esse poema!
    principalmente essa parte... "Adicionar romance ao núcleo sólido de seu amor é algo que leva tempo. Também exige criatividade - ou uma bela pesquisa no Google - de modo que nenhum de nós tem realmente desculpa para não ser criativo.'

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir